• Qua. Mai 29th, 2024

Massa com Favas, Camarão e pancetta

Share This !

 Tem de anotar esta receita que inclui favas, camarão e pancetta. Siga as indicações de Martha Stewart.

É uma receita simples e deliciosa.

Ingredientes :

900 g de favas
Sal grosso e pimenta moída q.b.
450 g de massa longa fresca (como o tagliatelle) ou 340 g de esparguete seco
170 g de pancetta cortada em pedaços
3 colheres de sopa de azeite extra virgem, divididas, e mais para regar
3 dentes de alho grandes cortados em fatias finas
450 g de camarão grande, descascado, cortado ao meio longitudinalmente
1 pimento cortado em fatias finas
1 limão cortado ao meio

Modo de preparação :

1- Prepare um banho de água gelada. Retire as favas das vagens e coza-as numa panela com água a ferver com sal até flutuarem. Bastam cerca de um a dois minutos. Transfira-as para o banho de água gelada. Escorra. Depois, aperte a parte superior das favas, retirando o interior de cada um.

2- Cozinhe a massa numa panela grande com água a ferver e sal para ficar ‘al dente’. Reserve 1 chávena de água da massa e escorra.

3- Entretanto, numa frigideira grande de lados direitos, aqueça a pancetta com uma colher de sopa de azeite, em lume médio. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, ao longo de seis a oito minutos. Junte as favas e mexa para cobrir. Tempere com sal e pimenta. Retire do lume. Depois, com uma escumadeira, transfira a pancetta e as favas para uma tigela.

4- Coloque novamente a frigideira em lume médio/alto e coloque as colheres de sopa de azeite que sobram. Junte o alho e cozinhe-o durante cerca de 30 segundos. Depois, adicione os camarões e cozinhe, virando uma vez, ao longo de dois minutos.

5- Junte o pimento e a mistura de fava e pancetta. Depois, adicione a massa cozida e 1/4 de chávena da água reservada na frigideira e cozinhe, mexendo, ao longo de um a dois minutos. Retire do lume, adicione mais água, uma colher de cada vez, e regue com um pouco mais de azeite, caso seja necessário. Esprema o limão por cima e tempere a gosto. Sirva imediatamente.

By Team

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *