• Qua. Jun 19th, 2024

Castas de vinhos portugueses

  • Home
  • Castas de vinhos portugueses
Share This !

Castas de vinhos portugueses

Castas – Características
A casta Alvarinho é uma das mais notáveis castas brancas portuguesas. É uma casta muito antiga e de baixa produção que é sobretudo plantada na zona de Monção e Melgaço (região dos Vinhos Verdes).
Pode adquirir duas formas distintas: cacho pequeno, pouco compacto e bagos pequenos e dourados ou cacho médio e de bagos maiores que permanecem esverdeados quando maduros.
Esta casta é responsável pelo sucesso dos primeiros vinhos portugueses “monovarietais” (uma só casta), pois em Portugal os vinhos de lote (mistura de várias castas) são mais comuns.

A casta Alvarinho produz vinhos bastante aromáticos e que atingem graduações alcoólicas elevadas conservando uma acidez muito equilibrada.

Castas brancas

Alvarinho
Antão Vaz
Arinto
Avesso
Azal
Bical
Cercial
Encruzado
Fernão Pires
Fonte Cal
Gouveio
Loureiro
Malvasia Fina
Moscatel
Rabo de Ovelha
Síria
Terrantez
Trajadura
Verdelho
Viosinho


É na região do Dão que a casta Alfrocheiro tem maior expressão. Presente em muitos dos vinhos da região, é considerada uma casta de elevada qualidade por vários enólogos.
O cultivo desta casta, também conhecida por Alfrocheiro Preto na zona do Douro, estendeu-se com sucesso às regiões do Alentejo, Ribatejo e à zona de Palmela.
A casta Alfrocheiro é bastante fértil, daí a necessidade de controlar a sua produção, para que os bagos não percam qualidades, como a cor.

É também importante controlar a vindima desta casta, pois apresenta uma maturação precoce e é bastante susceptível a doenças, nomeadamente à podridão. Esta casta produz vinhos de cor muito intensa e com aromas que recordam flores silvestres, amoras maduras e especiarias .

Castas tintas

Alfrocheiro
Aragonez
Baga
Borraçal
Castelão
Espadeiro
Jaen
Moreto
Moscatel Galego Roxo
Ramisco
Rufete
Tinta Barroca
Tinta Caiada
Tinta Negra
Tinto Cão
Touriga Franca
Touriga Nacional
Trincadeira
Vinhão